A Primavera Chegou! Um Plano de Aula Interdisciplinar para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O blog Coruja Pedagógica trás hoje um tema sobre a estação das flores. A primavera está se aproximando, trazendo consigo o frescor das flores, o colorido das paisagens e a renovação da natureza. Para celebrar essa estação tão encantadora, preparamos um plano de aula interdisciplinar que envolve Português, Matemática e Artes, tudo alinhado às habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e GABARITO incluído ao final da atividade. O foco é ajudar professores a desenvolverem atividades significativas e criativas sobre a temática da primavera com seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Além disso, disponibilizamos imagens em alta resolução para colorir e atividades especiais que integram diversas áreas do conhecimento.

Poema da Primavera – Autoral

No frescor da manhã, as flores sorriem,
Borboletas dançam, e o vento suave passa.
A primavera chegou, e tudo se enfeita,
O colorido renasce, em cada folha que abrasa.

O verde se espalha, em campos e jardins,
A alegria desperta, nos corações e nas mãos.
A estação da esperança, das cores mil,
É tempo de crescer, como uma flor sutil.


Atividade de Interpretação de Texto – Português

Com base no poema acima, responda:

  1. Qual é o tema central do poema?
  2. Que emoções as palavras do poema despertam em você?
  3. Qual é o efeito da primavera na natureza, segundo o poema?
  4. Identifique no poema uma metáfora e explique seu significado.
  5. Como a primavera é representada nas últimas duas linhas do poema?

Atividades de Matemática

Agora que falamos da beleza da primavera, é hora de colocar os números para trabalhar! Veja abaixo algumas atividades simples de soma e subtração, todas baseadas no tema da primavera:

  1. Flores no Jardim: Em um jardim, havia 25 margaridas e 17 rosas. Se 8 margaridas foram colhidas, quantas flores restam no jardim?
    • Resposta: ___
  2. Distribuição de Sementes: Ana tinha 40 sementes para plantar. Ela plantou 15 delas no primeiro canteiro e 18 no segundo. Quantas sementes ela ainda tem?
    • Resposta: ___
  3. Colheita de Maçãs: João colheu 35 maçãs em um dia e 27 no outro. Quantas maçãs ele colheu ao todo?
    • Resposta: ___
  4. Borboletas no Parque: No parque, havia 50 borboletas. Se 23 delas voaram para outro local, quantas ficaram no parque?
    • Resposta: ___
  5. Pétalas de Flores: Em uma floricultura, uma flor tem 12 pétalas. Se duas pétalas caírem, quantas restarão?
    • Resposta: ___

Atividade de Artes – Criando Flores no Cabelo

Para nossa atividade de Artes, vamos incentivar os alunos a trabalharem com a criatividade e a beleza da primavera. A proposta é utilizar a imagem de uma mulher em preto e branco e pedir aos alunos que criem flores no lugar dos cabelos. Eles podem utilizar diferentes materiais como papel, lápis de cor, tinta, recortes de revistas ou qualquer outro recurso disponível.

A seguir, o arquivo em preto e branco de uma mulher, onde você pode imprimir e distribuir para os alunos, para que eles criem suas próprias versões de “cabelos floridos”.

Materiais sugeridos para a atividade:

  • Folhas de papel A4 (para impressão)
  • Lápis de cor, canetinhas ou giz de cera
  • Cola, papel colorido para recortar as flores
  • Opcional: glitter, adesivos ou outros enfeites

(Imagem em alta resolução será anexada no final do post, disponível para download em diferentes tons de pele.) Clique na imagem para abrir a imagem em tamanho original e salvar em seu computador.


Habilidades da BNCC

Português:

  • EF15LP06: Identificar tema e assunto de textos literários, além de responder a perguntas com base no texto.

Matemática:

  • EF02MA07: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, utilizando estratégias e registros pessoais e convencionais.

Artes:

  • EF15AR06: Utilizar técnicas variadas para a criação artística, explorando formas e cores inspiradas na natureza.

Gabarito das Atividades

Português (interpretação do poema):

  1. A primavera.
  2. Emoções de alegria e renovação.
  3. A natureza se enfeita e renova.
  4. “O colorido renasce, em cada folha que abrasa” – A metáfora compara a chegada da primavera com algo que dá vida e cor à natureza.
  5. A primavera é representada como uma estação de esperança e crescimento.

Matemática:

  1. 34 flores.
  2. 7 sementes.
  3. 62 maçãs.
  4. 27 borboletas.
  5. 10 pétalas.

Conclusão

Conclusão:

Incorporar atividades de primavera ao seu plano de aula é uma maneira divertida e envolvente de estimular os alunos em várias disciplinas, garantindo que aprendam enquanto se divertem.

A primavera é uma estação cheia de vida e cor, e essa energia pode ser levada para dentro da sala de aula através de atividades interdisciplinares que unem o aprendizado de Português, Matemática e Artes. Não deixe de explorar também outras atividades e recursos no nosso blog Coruja Pedagógica e no Baú Pedagógico, onde você encontrará materiais exclusivos para facilitar ainda mais o seu trabalho como educador. Aproveite para baixar as imagens de alta resolução que criamos especialmente para esta atividade!

Se você gostou dessas sugestões de atividades de primavera, não deixe de conferir outras postagens no blog Coruja Pedagógica e em nosso blog irmão, Baú Pedagógico, onde temos mais conteúdos sobre planos de aula de primavera.

versão retirada da internet para servir de inspiração
Share.
Leave A Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Exit mobile version