Tempo de mediação
Table of Contents
Outra boa maneira de medir o tempo é usando um cronômetro de cozinha. Fale sobre um curto período de tempo, como cinco minutos. Defina o cronômetro para cinco minutos e, em seguida, faça uma atividade curta, como escovar os dentes e vestir o pijama antes de dormir. Quando o cronômetro tocar, discuta quanto tempo levou para se preparar para dormir. Em outro dia, ajuste o cronômetro para um período mais longo, como dez ou quinze minutos. Faça uma atividade mais longa, como ler uma história para dormir. Quando o cronômetro tocar, converse com seu filho sobre quanto tempo levou para ler a história e depois compare com a atividade que você fez por cinco minutos. As crianças também podem medir segundos para jogos como esconde-esconde contando bem devagar 1 …, 2…, 3…
Veja também: Atividades uso dos porquês
VEJA também: Português: Mas, mais ou mais ”“ uso correto
Medição de Tempo
Aqui está uma palavra de explicação antes de abordarmos a mediação do tempo. Não temos dúvidas sobre a capacidade do leitor de contar o tempo. Este tópico, conforme tratado neste texto, não se trata de aprender a contar o tempo. No entanto, para ensinar as crianças a contar o tempo, o leitor precisa entender algumas das dificuldades que as crianças têm com o tempo e com o aprender a contar o tempo. Neste caso específico, o conhecimento pedagógico do conteúdo significa aprender e entender por que as crianças têm dificuldade em aprender a contar as horas. Este é um tema surpreendentemente difícil para as crianças.
Aprender a contar as horas em um relógio com ponteiros e um mostrador (um relógio analógico) sempre foi surpreendentemente desafiador para as crianças. Embora este tópico tenha tradicionalmente feito parte do currículo da primeira série, muitas crianças, mesmo aquelas que aprendem matemática com facilidade, tiveram dificuldades em aprender a contar as horas em relógios analógicos. Com a introdução de relógios digitais há muitos anos, as crianças descobriram que é ainda mais difícil aprender a ver as horas em relógios analógicos. Por que os relógios analógicos são difíceis para as crianças e por que a presença de relógios digitais torna isso ainda mais difícil? Primeiro, examinaremos a questão do relógio digital e, em seguida, exploraremos a questão sobre a dificuldade das crianças com relógios analógicos.
Para as crianças, a presença de relógios digitais e as leituras de relógios digitais são realidades de suas vidas desde o nascimento. As crianças veem as leituras do relógio digital antes mesmo de serem capazes de reconhecer o que são números. Eles conseguem observar que os adultos em suas vidas dão bastante importância a esses instrumentos, mas não sabem por quê. À medida que as crianças entendem a importância dos horários e a importância do tempo, elas também desenvolvem uma consciência dos números. Como pré-escolares, eles aprendem a reconhecer os dígitos básicos e aprendem seus nomes. No entanto, existem algumas características incomuns sobre os números que eles veem nos relógios digitais. Em primeiro lugar, sempre aparecem três ou quatro dígitos. Nunca há mais de quatro dígitos. Em segundo lugar, se as crianças prestarem atenção às leituras digitais, eles vão notar algo muito incomum. A contagem que essas leituras relatam é diferente de qualquer outra contagem que as crianças veem e ouvem. O número que vem depois de 59 é 00. Os números à direita mudam, mas o número à esquerda raramente muda. Quando o número à esquerda muda, ele só vai até 12. Então se transforma em 1. Há também um símbolo incomum no lugar (o : ), embora a maioria das crianças não perceba isso no início. As crianças podem observar todas essas características incomuns das leituras do relógio digital, e raramente os adultos explicam isso a elas. As crianças podem desenvolver a capacidade de ler o número na leitura, mas seu significado não é necessariamente claro para elas. Às vezes, quando eles veem ou ouvem um número como “oito e trinta e cinco” é de manhã, e às vezes eles veem ou ouvem esse número à noite. E ainda, eles observam que os adultos parecem fazer coisas em resposta aos números. É tudo muito confuso e parece às crianças ser aleatório e desorganizado.
Agora, clique com o botão direito do mouse e salve em seu computador as folhas e imprima. Caso queira montar suas próprias atividades ou dar continuidade ao conteúdo proposto, disponibilizei a folha de rosto com o cabeçalho e outra somente com a borda pronta. Não distribua o material, apenas compartilhe o link.
ME SIGA NO INSTAGRAM: @PROF.TATI.SIMOES

