Origem do Dia dos Pais


Origem do Dia dos Pais

Datas comemorativas são datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas. Desde a história da civilização passamos por datas importantes, sendo muitas internacionalmente e outras mais específicas para um país ou região, trazendo seus significados, tornando-as relevantes para todos nós.

Dia dos pais é uma das datas mais celebradas no mundo, porém pouco se sabe sobre a origem dessa data.

Conta-se a lenda que há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmeseu, filho do rei Nabucodonosor  moldou em argila o primeiro cartão, desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai.  Todavia a data foi institucionalizada no ano de 1909, quando uma menina chamada Sonora Louise Dodd , resolveu mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, a admiração que sentia por ele, pois havia perdido a esposa em 1808, que faleceu ao dar a luz sexto filho. John criou todos os filhos sozinho sendo sempre um bom pai, responsável e carinhoso, motivando assim a filha Sonora.

O interesse da data espalhou para todo o Estado de Washington, tornando-se uma celebração nacional. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia, mas foi só em 1966 que o presidente Lyndon Jonson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais, no entanto, alguns dizem que foi oficializado em 1972 pelo presidente Richard Nixon (“ Dia dos Pais”, Fhater’s Day.)

Origem do Dia dos Pais

Aqui no Brasil, a data é festejada desde 1953, criada por Roberto Marinho, cujo objetivo era tanto social quanto comercial, querendo atrair comerciantes para seu jornal “O Globo”. Conta-se que na verdade, ela foi idealizada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, na época diretor do jornal, propôs a primeira celebração do Dia dos Pais no Brasil para o dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering. No entanto depois de algum tempo a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto, permanecendo assim até hoje.

Durante esse dia acontecem diferentes tipos de celebrações, apresentações, almoço em família, troca de presentes, entre outras.

Seguindo a tradição da igreja católica, 19 de Março comemora-se o dia dos pais em Portugal, celebrando o dia de são José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo) e pai adotivo de Jesus.



Nos estados Unidos, o dia dos pais é comemorado terceiro domingo de junho.

Você pode gostar também: 

Países que celebram o Dia dos Pais em outras datas

Em Portugal, Itália, Bolívia e Espanha, a festividade acontece dia 19 de março, dia de São José. No Reino Unido acontece no terceiro domingo de junho, sem grandes comemorações. Na Argentina comemora-se na mesma data com reuniões em famílias. Na Grécia, essa comemoração é recente, decorrente ao dia das mães, se comemora em 21 de junho. No Canadá, 17 de junho, pois ainda sem grandes comemorações, considerada uma data comercial. Na Alemanha, no dia da Ascensão, 39 dias depois da Páscoa, costumam fazer piqueniques e andar de bicicleta. Austrália segundo de setembro. Paraguai, a data é comemorada no segundo domingo de junho, La as festas são como no Brasil reuniões em famílias e presentes. Peru, a data não é muito especial para eles, comemora-se no terceiro domingo de junho. África do Sul, não é data tradicional, porém acontece no mesmo dia do Brasil. Rússia não existe propriamente o dia dos pais, os homens comemoram dia 23 de fevereiro o dia do “defensor da pátria”. Suécia, Finlândia e Estônia comemoram no segundo domingo de novembro.

veja outros artigos sobre o dia dos pais publicados no site:

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Categorias
Parceiras
Visitas
free website counter html code

Coruja Pedagógica © - Todos Direitos Reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.