Formas geométricas e monocromia


Formas geométricas – tom sobre tom

Formas geométricas com apenas três cores – é o nosso objetivo. Como esse projeto não leva muito tempo, as crianças vão adorar.

Na maioria dos casos, você precisará apenas de uma a duas lições para este projeto.

Portanto, este projeto também é adequado para horas substitutas ou como preenchedor de lacunas entre duas unidades de ensino maiores.

Como não exige muito tempo de preparação da sua parte, você também pode incorporá-lo espontaneamente às suas lições.

Materiais requeridos

  • Bloco de desenho A4 ou modelos copiados (veja abaixo)
  • Caixa de cor de água
  • Escova plana (cabelos finos, sem escova de cerdas), espessura aproximadamente 14-16 (~ 1,5 cm de largura)
  • Embarcações de água
  • opcional: régua, caneta permanente preta, espessura de 1,5-3mm

Tarefa

O objetivo das crianças é desenvolver uma imagem focada nas formas geométricas. Um formulário deve estar em primeiro plano e se destacar claramente do plano de fundo. As cores devem ser mantidas tom sobre tom (monocromáticas) e devem ser limitadas a três cores.

As mesmas áreas coloridas devem tocar o mínimo possível, ou seja, campos adjacentes devem ter cores diferentes (o que nem sempre é possível!).

Os contornos

Dependendo de quanto tempo você deseja investir nesse projeto curto, as crianças podem desenhar os contornos por conta própria ou usar um dos modelos que você pode baixar abaixo.

Se você ministrar uma primeira ou segunda aula, decide se as crianças já têm paciência e habilidade para desenhar os contornos. Pode ser melhor usar os modelos prontos aqui.

Se você usar modelos, fixe-os em uma base com tiras adesivas para impedir que as folhas ondulem.

Se as crianças desenharem os contornos, é melhor começar com a forma grande no meio. Para que essa forma se destaque bem do fundo (linhas verticais e horizontais), o contorno deve consistir em linhas oblíquas. Como um quadrado girado a 45 °, um triângulo ou outras formas, como um coração. A subdivisão dentro deste formulário deve consistir novamente em linhas horizontais e verticais.

Certifique-se também de que as crianças não criem áreas muito pequenas, caso contrário, a coloração se tornará uma tarefa difícil. A largura ou altura de uma área não deve ser menor que a largura do pincel.

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, losango, coração, octógono e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições com fundo de quadriláteros.

Objetivos específicos

Reconhecer face geométrica plana existente.



 

 

para baixar em PDF clique AQUI

Me siga nas redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Deixe uma resposta

Categorias
Parceiras
Visitas
free website counter html code

Coruja Pedagógica © - Todos Direitos Reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.