Vamos jogar Basta ou Stop? Diversão garantida!


Na minha família, chamamos esse jogo de Basta , mas em outros lugares é conhecido com outros nomes. É chamado Tutti frutti, Stop, lápis quieto, começa com , Alto el fuego ou Ensalada rusa, dependendo do país. Um jogo Basta é uma prática divertida de vocabulário, pois os jogadores pensam nas palavras em categorias que começam com uma determinada letra.

Eu amo que você possa jogar Basta com apenas um lápis e papel para cada jogador. Você também pode imprimir tabuleiros de jogos Basta, como o meu abaixo, mas não é necessário. Os jogadores podem facilmente criar seus próprios em folhas de A4 ou mesmo no caderno.

Para jogar, todo mundo faz um tabuleiro de jogo Basta. Categorias comuns incluem nome, objeto, animal, fruta ou verdura, cor, país ou cidade e artistaAs categorias podem ser qualquer coisa, incluindo referências à cultura pop como marca, música, famosos / as . Quando jogo Basta com crianças aprendendo vocabulário, geralmente incluo verbo ou ação como categoria.

Você pode ver o meu tabuleiro simples Basta na imagem abaixo. Você também pode baixá-lo e um tabuleiro de jogo Basta em branco para preencher como quiser, estará no final do post.

Basta é tão comum e popular que você pode encontrar muitas listas de palavras para diferentes categorias online. Por exemplo, você pode encontrar listas de cores para cada letra do alfabeto e de frutas e legumes que começam com i, q, o, r, k, t, x, y, z, w. As respostas repetidas valem menos pontos, portanto as crianças que brincam muito memorizam respostas incomuns para letras diferentes em cada categoria.

Como Jogar Basta

Você pode jogar Basta de maneiras diferentes. É assim que jogamos, mas você pode adaptar seu jogo Basta para diferentes idades e níveis de maturidade. É possível além do aprendizado com vocabulário, fazer os cálculos sobre a pontuação da rodada. Respostas iguais a outros jogadores valem 5, respostas únicas valem 10, desta forma, podemos trabalhar soma e cálculos mentais.



Para jogar, os jogadores selecionam uma letra da seguinte maneira: uma pessoa diz o alfabeto muito rapidamente e outra pessoa a interrompe dizendo basta ou já. Há também quem fale adedanha e juntos todos colocam uma quantidade de dedos para representar números. Após contagem, é associado a letra do alfabeto correspondente. Exemplo: a soma dos dedos deu 5, no abecedário a letra E ocupa a quinta posição. Se por acaso desse a soma o valor 11, seria a letra L, e assim vai. Caso tenha mais que 26, é só reiniciar o alfabeto para ver que letra irá parar. 

Todo mundo escreve a letra no espaço à esquerda e tenta pensar em uma palavra para cada categoria que começa com essa letra. O jogo para quando um dos jogadores diz basta para mim, basta para todos (ou tutti frutti, alto el fuego, stop , etc.). Qualquer jogador pode parar a rodada desta maneira quando concluir todas as suas categorias. Você também pode usar um cronômetro, mas isso elimina parte da estratégia que faz parte de um jogo Basta.

Para marcar a rodada, os jogadores leem suas respostas em voz alta. Para uma resposta que ninguém mais tem, um jogador ganha 10 pontos. Para uma resposta que outra pessoa também tenha, um jogador recebe 5 pontos. Para nenhuma resposta ou resposta que outros jogadores não aceitem, um jogador recebe 0 pontos. Os jogadores escrevem o número de pontos ao lado de cada resposta e totalizam os pontos de cada letra no espaço Pontos no final.

O jogo pode durar quantas rodadas os jogadores quiserem. No final, os jogadores somam suas pontuações.

Os jogos de categoria são uma excelente maneira de praticar o vocabulário e também cálculos mentais. Um jogo Basta também faz com que os jogadores pensem nos sons das letras e ampliem seus vocabulários para que não repitam as respostas. Experimente Basta com seus alunos, vai ser diversão garantida.

Para baixar o jogo em PDF clique AQUI

Me siga nas redes Sociais

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Deixe uma resposta

Categorias
Parceiras
Visitas
free website counter html code

Coruja Pedagógica © - Todos Direitos Reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.