Sequência didática
Carnaval por meio de suas manifestações artísticas e culturais alinhado ao BNCC
Componente curricular: Arte
Público
Alunos de 1º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais. Tempo de trabalho 2 aulas. Conteúdo trabalhado Esta sequência trabalhará o Carnaval pelo Brasil e pelo mundo, apresentando as diversas linguagens artísticas presentes na festa, como as artes visuais, a música, a dança e o teatro. Unidades temáticas/Objetos de conhecimento desta sequência · Artes visuais/Contextos e práticas. · Artes visuais/Matrizes estéticas e culturais. · Música/Contextos e práticas. · Artes integradas/Patrimônio cultural. · Artes visuais/Materialidades. · Artes visuais/Processos de criação. |
Aula 1
Nesta aula, abordaremos o Carnaval por meio de suas manifestações artísticas e culturais.
Habilidades desenvolvidas nesta aula
EF15AR01 – Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
EF15AR03 – Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
EF15AR13 – Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical, tanto tradicionais quanto contemporâneos, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
EF15AR25 – Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Plano de aula
Organização do espaço de aprendizagem
Organizar as cadeiras em semicírculo, de forma que os alunos possam ver as imagens e vídeos a ser projetados ou colocadas no quadro de giz.
Preparação do material
Caixa de som da escola.
Algumas marchinhas clássicas de Carnaval, como “Ó abre alas”, “Mamãe, eu quero”, “Allah-la ô”, “Cidade Maravilhosa”.
Imagens e vídeos diversos da festa pelo Brasil e pelo mundo.
Projetor; notebook ou computador para a projeção das imagens (se não for possível, leve-as impressas).
Tempo da atividade
10 minutos para introdução.
25 minutos para apresentação do contexto do Carnaval no Brasil e no mundo.
10 minutos para finalização e sistematização.
Etapas da aula
Introdução [10 minutos]
Comente com os alunos que eles vão ouvir algumas músicas animadas e que, se quiserem, podem dançar e cantar. Coloque as marchinhas para tocar. Aos poucos, vá abaixando o volume até cessar o som. Pergunte o que acharam da melodia e das letras das músicas, se sabem de onde elas vêm, para que elas existem, etc.
Na sequência, faça algumas perguntas para sondar os conhecimentos prévios que eles possuem sobre o assunto:
- O que vocês sabem sobre o Carnaval?
- Quando e por que ele acontece?
- Já viram um desfile ou Carnaval de rua ou participaram de algum evento relacionado a essa festa?
Desenvolvimento/aprofundamento [25 minutos]
Utilizando as imagens e os vídeos, explique que o Carnaval é uma comemoração que acontece no Brasil e no mundo. Durante sua celebração, os participantes dançam músicas típicas e alegres, vestindo máscaras e trajes bem coloridos. A cada imagem, aponte as diferenças e as semelhanças que existem não só dentro do Brasil, mas entre nosso país e o mundo.
Finalização [10 minutos]
Pergunte aos alunos sobre o Carnaval na cidade em que moram, como é e quais as semelhanças e diferenças com o que aprenderam durante a aula.
Sistematização
Peça aos alunos que falem quais foram os pontos mais interessantes da aula e o que conheceram de novo. Como atividade para casa, solicite que conversem com os responsáveis sobre como era o Carnaval na época da infância deles.
Aula 2
Nesta aula, abordaremos o Carnaval por meio de imagens de objetos de arte de Miró, Tarsila do Amaral, Heitor dos Prazeres e de demais artistas que representem visualmente a festa.
Habilidades desenvolvidas nesta aula
EF15AR04 – Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF15AR06 – Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
Plano de aula
Organização do espaço de aprendizagem
Organize os alunos de maneira confortável para a fruição dos objetos de arte visual sobre o Carnaval. Num segundo momento, eles podem ficar em suas carteiras ou organizados em pequenos grupos de quatro ou cinco integrantes.
Preparação do material
Folha de cartolina.
Tinta guache, tinta para pintura a dedo ou aquarela.
Pincéis diversos de cerda macia, podendo ser dos tamanhos 2, 6 e 10.
Pote com água para lavar os pincéis.
Pano ou papel para limpeza dos pincéis.
Imagens de objetos de arte que tenham o Carnaval como tema (sugestões: O Carnaval do Arlequim, de Joan Miró; Carnaval em Madureira, de Tarsila do Amaral; Carnaval nos Arcos da Lapa, de Heitor dos Prazeres; e Serpentina, de Beatriz Milhazes).
Projetor, notebook ou computador para a projeção das imagens (se não for possível, leve-as impressas).
Tempo da atividade
10 minutos iniciais para apresentação e apreciação das imagens.
20 minutos para criação de trabalhos de arte em pintura pelos alunos.
15 minutos para finalização e sistematização.
Etapas da aula
Introdução [10 minutos]
Retome com os alunos a aula anterior, questionando se conversaram em casa sobre o Carnaval e quais as informações colhidas. Na sequência, apresente as imagens e proponha uma exploração sobre elas, perguntando o que os alunos veem, que cores mais lhes chamam a atenção, se reconhecem alguma figura, o que acham que as imagens retratam, etc. Apresente os artistas e fale um pouco da poética de cada um. Comente que Joan Miró trabalhava em suas pinturas o surrealismo, o mundo do imaginário; Tarsila do Amaral foi uma importante pintora da arte moderna; Heitor dos Prazeres, sambista e pintor, retratou diversas manifestações da música no Brasil, muitas vezes trabalhando com a arte naïf; Beatriz Milhazes é uma artista contemporânea que aborda as formas, principalmente os círculos, fazendo muito uso das cores, seja com tinta, seja com colagens.
Faça perguntas sobre os objetos de arte:
- Existem pessoas ou lugares representados?
- Quais elementos carnavalescos é possível identificar?
- Que músicas vocês imaginam que estariam tocando naquele contexto?
Desenvolvimento/aprofundamento [20 minutos]
Disponibilize os materiais de pintura e oriente os alunos a, inspirados nas imagens apresentadas, usar a criatividade para criar uma pintura livre com o tema Carnaval. Acompanhe o desenvolvimento dos trabalhos e oriente-os sobre o uso dos materiais escolhidos para a confecção da pintura (pincéis, tintas, etc.).
Finalização [15 minutos]
Peça aos alunos que disponibilizem os trabalhos de forma que todos possam observar as criações. Faça uma roda de conversa, fomentando a reflexão sobre a própria produção e a dos colegas. Pergunte quais formas e cores encontram nas produções e que semelhanças e diferenças há entre elas.
Sistematização
Verifique coletivamente o que aprenderam sobre os artistas e qual a relação dos trabalhos criados com os objetos de arte apresentados.
Verificação de aprendizagem da sequência
Para verificar a aprendizagem desta sequência, esteja atento à fala dos alunos e às formas de registro, observando se eles compreenderam o Carnaval como uma manifestação artística e cultural.
Registre:
Os alunos identificaram semelhanças e diferenças entre as festas de Carnaval que ocorrem no Brasil e no mundo?
Conseguiram estabelecer relações com a festa que ocorre na cidade onde moram?
Entenderem o Carnaval como uma das manifestações populares mais importantes do Brasil e que une diversas linguagens artísticas como música, dança, teatro e artes visuais?
Compreenderam as produções dos artistas apresentados e como elas se relacionam com a temática do Carnaval?
Me siga nas redes Sociais
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/prof.tati.simoes/
FACEBOOK: Práticas e Projetos Educação Infantil e Fundamental
TELEGRAM: Coruja Pedagógica oficial
BLOGS: Baú Pedagógico