Plano de curso Língua Portuguesa Ensino médio alinhado a nova BNCC


Compartilho aqui com vocês o plano de curso de língua portuguesa, alinhado a nova BNCC editável em word, para que possa auxiliar professores na elaboração de seus planos de curso.

A linguagem não é um simples conteúdo escolar, mas uma atividade humana, histórica e social. Portanto seu estudo deve contribuir para auxiliar a solução de problemas cotidianos, propiciar o acesso aos bens culturais acumulados pela humanidade e familiarizar o aluno com os diferentes gêneros que circulam nos diversos campos de atividade humana (jornalístico-midiático, artístico-literário, campo de atuação na vida pública e das práticas de estudo e pesquisa). Considerando que ser um usuário competente da língua é uma das condições para a efetiva participação social, achamos que a finalidade do ensino da Língua Portuguesa deve visar, prioritariamente, ao desenvolvimento da capacidade de produzir e interpretar textos orais ou escritos, à medida que se auxiliem o educando a ler o mundo em que vive, a analisar o que dele se diz e se pensa e a expressar uma visão fundamental e coerente dessa leitura e dessa interpretação. Por isso procuramos oferecer aos alunos muitas e diferentes oportunidades de desenvolver as quatro habilidades linguísticas básicas – falar e ouvir, ler e escrever – num contexto de reflexões e de análise que não deixa de enfatizar o universo de emoções, conhecimentos e satisfação pessoal que tais atividades podem proporcionar.



A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular Língua Portuguesa considera o texto, em suas múltiplas formas, como o centro das práticas de linguagem, além de assumir as perspectivas enunciativas-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos aos seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses. Então, serão oferecidos, para investigação e aprendizado dos alunos, textos que articulam, em sua composição, elementos verbais, visuais, gestuais, sonoros, dentre outros, e que circulam nos modos impresso, digital, televisivo etc. São os textos multimodais ou multissemióticos que estão estruturados em quatro eixos organizadores que perpassam todo o Ensino Médio: Leitura, Produção de textos, Oralidade e Análise linguística/Semiótica. Para trabalhar com esses quatro eixos, tomamos como referência práticas de uso e de reflexão sobre a linguagem, favorecendo a organização dos objetos de conhecimento e das habilidades para a aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Para baixar o arquivo, clique aqui.

PLANO DE CURSO 1ª ANO MÉDIO.

PLANO DE CURSO 2º ANO MÉDIO.

PLANO DE CURSO 3º ANO MÉDIO

Me siga nas redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Deixe uma resposta

Categorias
Parceiras
Visitas
free website counter html code

Coruja Pedagógica © - Todos Direitos Reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.