Arte rupestre – aula de artes com atividade em quadrinhos


Muitas vezes recebo solicitação de professores me pedindo ajuda em como abordar a arte rupestre com a turma, então, sempre faço de forma simples, e não tem como abordar esse tema sem explicar o que é a ARTE RUPESTRE.
Primeiro, separei um pequeno texto como referência para que esta explicação seja objetiva e esclarecedora, sem deixar dúvida nos alunos e ter o tempo necessário para poder executar uma tarefa bem legal.
Segue o texto q uso como referência, não se trata de dar aula de história, mas é preciso falar sobre a época que esta arte surgiu. São os primeiros registros artísticos que se tem notícias.

A arte rupestre

Chamamos de arte rupestre as pinturas, os objetos e as esculturas produzidas pelos homens que viveram no período anterior ao surgimento da escrita (que ocorreu por volta de 4000 a.C.) A palavra “rupestre” vem do latim rupestris (“rocha, rochedo”) e designa a herança deixada pelos homens desse período. É por meio desses registros feitos nas rochas das cavernas e pelos vestígios e objetos encontrados nos locais onde esses homens viviam que podemos saber como era a vida do ser humano nessa época.
Os primeiros registros artísticos desse período foram as mãos em negativo, veja abaixo. Para criar as imagens em negativo, os homens do Paleolítico trituravam minerais até formar um pó colorido. Com uma ferramenta parecida com um canudo, sopravam o pó sobre a mão encostada na parede da caverna. Assim, quando retiravam a mão, a forma ficava na parede.
Os homens que viveram no período rupestre não sabiam que faziam arte. Foi só recentemente que essas manifestações começaram a ser vistas como obras artísticas. Há muitos estudos que tentam entender a razão por que esses homens desenhavam nas cavernas. Muitos afirmam que os homens do período rupestre acreditavam que, a partir do momento em que os animais eram registrados nas paredes, enfraqueciam e eram mais facilmente dominados e caçados.
No período conhecido como Neolítico, também chamado de Idade da Pedra Polida, o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário. Foi nessa época que ele começou a dominar novas técnicas como a agricultura e a criação de animais.
A arte desse período registra traços mais soltos, cenas do dia a dia e economia no uso das cores. Em algumas regiões, é possível encontrar a presença de formas geométricas.
Após o texto, costumo fazer uma atividade de interpretação para não perder a oportunidade de integrar o texto a uma atividade  escrita e prática. Ela pode ser incluída no caderno em cópia no quadro ou folhinha. Quem leciona arte nas escolas, sabe que o tempo médio de cada aula é em média 45 ou 50 minutos, e esta parte da explicação deve ser dinâmica sem se prender muito nesse contexto… deixem para os professores de história caros colegas. Concentrem-se na atividade em si.
Agora que você já viu como surgiram as primeiras manifestações artísticas de nossa história, responda as questões
qual a origem da palavra rupestre?
Podemos considerar que os homens rupestres eram artistas e que as imagens que eles criaram eram arte? Converse com os colegas e registre abaixo.
Tendo a disponibilidade de tempo e recurso de impressão, aproveite a atividade de quadrinhos que elaborei com carinho para complementar esta atividade. Ela pode ser exposta nos murais ou fixada nos cadernos de artes das crianças. Caso queira, veja também a aula impressões com as mãos, muito boa para trabalhar o tema com os maiores.

Baixe AQUI a proposta de atividades de arte rupestre em quadrinhos.

Me siga nas redes Sociais

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/prof.tati.simoes/



FACEBOOK: Práticas e Projetos Educação Infantil e Fundamental

TELEGRAM: Coruja Pedagógica oficial

BLOGS: Baú Pedagógico

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Este post tem um comentário

  1. Gisele

    Excelente! Gratidão por compartilhar seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

Categorias
Parceiras
Visitas
free website counter html code

Coruja Pedagógica © - Todos Direitos Reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.